Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Benefícios de folhas de isolamento de cortiça e dos pisos de cortiça

Benefícios de folhas de isolamento de cortiça e dos pisos de cortiça

As folhas de cortiça são populares como material de isolamento, uma vez que utilizam as propriedades naturais da cortiça com o melhor proveito. A cortiça oferece um desempenho de isolamento superior e tem ampla aplicação em diversos aspectos da indústria da construção. As folhas de isolamento de cortiça são utilizadas como isolamento de revestimento externo e podem ser integradas tanto em sistemas de parede como em sistemas de telhado.

Propriedades da cortiça

O papel da cortiça no seu ambiente natural é a de proteger o sobreiro das flutuações de temperatura e regular a humidade e condições de calor. Esta função como uma camada isolante é suportada pela estrutura celular do favo de mel da cortiça. A cortiça é um material orgânico, leve e mostra um desempenho superior para isolamento térmico e acústico. Mesmo em condições extremas, as folhas de isolamento de cortiça não formam pontes de calor.

Fácil instalação

A cortiça pode ser instalada com facilidade, quer por meio de ligação adesiva ou fixação mecânica. Sendo um material macio, as folhas de cortiça podem ser cortadas facilmente a diferentes perfis. A cortiça é um material de ‘auto-cura’, por isso não requer precisão qualificada para o corte. As propriedades elásticas da cortiça permitem que as folhas sejam manipuladas para se adequarem a curvas e fachadas complexas para revestimentos de isolamento.

Os benefícios do revestimento do piso com cortiça

Existem muitos benefícios para o revestimento do piso com cortiça. Existem benefícios para o ambiente e existem benefícios para o consumidor. Estas duas áreas de benefícios coincidem.

A cortiça é um recurso renovável, porque pode ser colhida a cada nove anos. No entanto ao contrário de outros recursos naturais renováveis, como o bambu, cânhamo, jacinto de água, rattan e juta não é necessário matar a árvore para colher o recurso. A cortiça vem da casca do sobreiro e se for removida correctamente, não danifica a árvore.

Um dos benefícios de pisos de cortiça está relacionado com as propriedades da cortiça. A cortiça tem uma estrutura de favo de mel, composta de pequenas células que são preenchidas com uma mistura gasosa (tipo ar). Esta estrutura celular torna a cortiça muito forte e flexível. As membranas celulares são impermeáveis ​​e herméticas. Devido à natureza oca da cortiça é muito leve, em comparação com o seu volume. A estrutura celular da cortiça oferece elasticidade e resistência. Esta elasticidade torna o piso de cortiça capaz de suportar tráfego pesado, sem deixar o piso marcado ou danificado. A estrutura de favo de mel da cortiça também a torna um ótimo isolante térmico e acústico. Isto tem um duplo benefício para o piso de cortiça. Em primeiro lugar a capacidade de isolamento térmico do revestimento da cortiça significa que a cortiça absorve e retém o calor. Assim, o revestimento do piso com cortiça pode ajudar a reduzir os custos de aquecimento, no inverno. Os pisos de cortiça abafam o som ao contrário dos pisos de madeira, que amplificam o som. As propriedades de isolamento acústico da cortiça tornam-na ideal para o revestimento de andares superiores, pois ajuda a amortecer o ruído de pessoas que andam no andar de cima.

O sobreiro tem uma alta concentração do produto químico chamado de suberina. A suberina oferece aos pisos de cortiça algumas propriedades importantes.

O conteúdo elevado de suberina em piso de cortiça torna o piso resistente ao mofo. Isto é importante para pessoas que sofrem de rinite alérgica, o mofo é uma das principais causas da reação alérgica. A substância gordurosa chamada suberina encontrada no revestimento da cortiça também é impermeável, impedindo assim que os ácaros penetram a sua estrutura. Sem lugar para os ácaros viverem a qualidade do ar interior é muito melhorada.

As propriedades de vedação de suberina também significa que o piso de cortiça tem propriedades retardadoras de fogo e não libertam gases tóxicos, no caso de incêndio. A suberina também torna o piso de cortiça num piso não-absorvente. Não absorve totalmente a água ou outros líquidos.

Os pisos de cortiça são menos propensos a encolhimento e inchaço devido à humidade e podem ser facilmente auto-instalados. O não ter que se preocupar com os níveis de humidade também é uma poupança potencial.

Relacionados:

2 Comentários para “Benefícios de folhas de isolamento de cortiça e dos pisos de cortiça”

  • Sylvia Muniz says:

    Eu tenho placas de policarbonato cobrindo um caramanchão (exposto a sol e chuva). Gostaria de saber se posso cobrir esse policarbonato com placas de cortiça, uando algum sistema de colagem, evitando, assim, os vazamentos (goteiras) que aparecem nas emendas das placas de policarbonato e nos seus parafusos de fixação. Agradeço a atenção em me responder.

  • Cortiça para isolamento térmico e acústico de pisos, tetos e paredes você encontra na Hemad. http://www.hemad.com.br

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: