Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Caracterização dos Isolantes Térmicos

Caracterização dos Isolantes Térmicos

Existe uma vasta quantidade de tipos de materiais com composições diferentes, mas, todos eles possuem alguma característica que os encaixa no grupo dos bons condutores ou dos maus condutores térmicos.

Bons condutores térmicos transmitem calor por condução de forma muito eficaz, como os metais, já os maus condutores térmicos possuem uma grande dificuldade em transmitir calor por condução e por isso ficaram mais conhecidos como isolantes térmicos.

O que define se um material é bom ou mau condutor térmico são as ligações da sua estrutura molecular. Os materiais isolantes têm seus elétrons mais externos fortemente ligados, dificultando a colisão e os tornando maus condutores.

Materiais isolantes térmicos são utilizados em revestimentos para reduzir a transmissão de calor entre ambientes. O isolamento térmico surgiu para suprir várias necessidades, principalmente na construção civil, onde é aplicado em vários tipos de ambientes e possui vários objetivos que o destacam nesse mercado, como:

  • Economia de energia;
  • Estabilidade operacional;
  • Conforto térmico;
  • Proteção do pessoal e de estrutura.

Antigamente as casas eram feitas de qualquer forma, não se pensava muito em conforto nem em praticidade, hoje em dia, a casa precisa ser planejada para abrigar seus moradores confortavelmente no verão e no inverno e os materiais escolhidos para erguer as paredes e coberturas são grandes aliados na isolação térmica.

O clima e os materiais isolantes

Em regiões com o clima mais úmido é ideal construir casas com paredes leves e finas, feitas de tijolo cerâmico vazado ou madeira, que irão evitar que o calor acumulado durante o dia provoque temperaturas muito altas à noite. Já em regiões de clima seco, paredes e coberturas devem ser espessas e pesadas, como as construídas de pedra ou terra, que guardam o calor do dia para combater o frio noturno.

No verão deve-se permitir que a ventilação atravesse os ambientes, com portas e janelas abertas para permitir circulação de ar. Já no inverno, a casa poderá permanecer aquecida se as janelas aproveitarem os raios do sol e as paredes internas forem pesadas.

Casas com fachadas voltadas para o leste ou para o oeste pegam bastante sol nascente e poente, por isso ganham muito calor, para ajudar a manter o isolamento nestas casas é indicado a colocação de persianas e cortinas nas janelas, e a cobertura deve ser protegida e pintada com cores claras, e não ser revestida com materiais porosos, que não absorvem água e não refrescam.

Os isolantes enquanto elementos envolventes estão frequentemente expostos a ações exteriores que podem provocar reações que nem sempre são conhecidas, isso faz com que eles sejam suficientemente resistentes a degradações e fatores climáticos como chuva, radiação solar, neve, vento.

O fogo e os materiais isolantes

Outro fator que é muito importante de ser observado é o comportamento dos isolantes térmicos em relação ao fogo, principalmente em situações que impõem perigo às pessoas. Esxistem 2 tipos de produtos isolantes que são resistentes ao fogo:

  • Produtos refratários: possuem resistência a certas influências, isto é, podem estar em contato com altas temperaturas sem sofrerem significativas alterações em seu comportamento;
  • Produtos incombustíveis: são os produtos que não pegam fogo e que atuam como verdadeiras barreiras contra o fogo garantindo a segurança do aplicador durante o armazenamento. Ex: madeira, lã, vidro, tijolo, papel, isopor e gelo.

isolantes térmicos1

Isolamento resitivo e isolamento radiante

Além de todos os fatores já mencionados, os materiais considerados isolantes térmicos tambem podem ser caracterizados basicamente por dois tipos de efeitos de isolação: o resistivo e o radiante.

A isolação resistiva ocorre pela resistência do material à condução de calor. Como o ar é um elemento que apresenta grande resistência à condução, os melhores isolantes resistivos são aqueles que confinam o ar em pequenas células no seu interior de modo a eliminar movimentos, possuindo assim uma baixa condutividade térmica.

A isolação radiante funciona pela redução da transferência de calor por radiação. A capacidade do material em refletir, absorver ou emitir radiação depende da natureza da sua superfície. Materiais que funcionam como barreiras radiantes são caracterizados pela sua baixa emissividade, que está relacionada com o aspecto de radiação infravermelha. Materiais utilizados em superfícies externas, como as tintas, são caracterizados também pelas suas propriedades de refletir ou absorver radiação solar. Para se caracterizar o potencial de isolação térmica desses materiais, calcula-se o “Índice de Refletância Solar”, que leva em conta as duas propriedades citadas.

Conhecer os tipos de isolantes e suas aplicações ajuda para que se tome a atitude correta durante uma construção optando por uma construção mais bem planejada e com uma boa posição solar, além de matérias que a deixem a mais resistente e isolante, tornando o seu ambiente interno mais aconchegante, tanto no verão quanto no inverno.

Relacionados:

1 Comentário para “Caracterização dos Isolantes Térmicos”

  • Não entendi….v. disse sem comentários…..!!!!- Já comentei, eu quero aprender, a desenvolver essa virtude. Você me ensina..?- Sou TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES..11998443632- ajscorfa@hotmail.com

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: