Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Como escolher materiais de isolamento térmico

Como escolher materiais de isolamento térmico

Existem muitos factores que devem ser levados em consideração ao escolher o tipo de material de isolamento térmico, por exemplo:

  • O material de isolamento tem que ter baixa condutividade térmica e alta resistência térmica.
  • O material de isolamento tem que ser um material de ‘longa vida’.
  • O material de isolamento não deve ser afectado por insignes.
  • O material de isolamento deve ter alta resistência à água.
  • O material de isolamento deve ter alta resistência para ter uma absorção de água muito menor.
  • O material de isolamento não deve ser afectado pelo tempo, o que significa que deve ser de uma excelente qualidade.

Poliestireno Expandido

O poliestireno expandido é um dos tipos de materiais mais utilizados no isolamento térmico, este é usado em diferentes sectores, indústrias, agricultura e sectores médicos. O poliestireno expandido é um dos materiais pioneiros na aplicação de isolamentos térmicos. Este não é afectado pelo tempo, não se desgasta e permanece na construção ao longo da vida do prédio (se for produzido de acordo com os procedimentos controlados e adequados). É produzido por moldagem através da injecção do material em moldes após a expansão PR que fará uma célula fechada muito leve com um isolamento térmico de longa duração visto que permanece intacto se usado correctamente.

Poliestireno extrudido XPS

XPS é um dos melhores materiais tanto para aplicações gerais como para aplicações especializadas. A sua excelente resistência à humidade, impermeabilidade, resistência à podridão, mofo e corrosão, resistência à compressão controlada e a capacidade de manter o poder de isolamento faz com que a espuma XPS faça uma estreia em material isolante tanto para estruturas comerciais, industriais e residenciais. A estrutura de células fechadas e falta de espaços vazios no XPS ajuda a espuma a resistir à penetração de humidade, muito melhor do que outros tipos de materiais isolantes.

Poliuretano

O poliuretano é distinguido por um factor de baixa condutividade térmica, feito sob a forma de placas cobertas em ambos os lados com betume de papel ou folha de alumínio ou feltro asfalto, este é usado em isolamento de telhados e paredes, também é feito de várias formas para isolar as tubagens. O poliuretano é fácil de usar e aplicar, leve, mas forte e suporta as tensões mecânicas, tem resistência a ácidos, produtos químicos, bactérias, e é à prova de fogo.

Lã de rocha

A lã de rocha é produzida a partir de rochas vulcânicas de basalto fundido, após temperaturas muito elevadas até 1500 graus Célsius, que de seguida são transformadas numa fiação dupla de fibras ou filamentos precisos e suaves. É fabricada em forma de placas ou cobertores semi-sólidos ou sólidos, colchões, feltro, lã e tubos soltos. A lã de rocha é caracterizada pela alta capacidade de prova ao fogo, não é inflamável, e o método de fabricação de fibra torna o isolamento acústico muito eficaz, para além de ser um excelente isolante térmico. Pode ser fornecido com diferentes materiais como ‘capa’ por exemplo, folha de alumínio, papel betumado, véu de vidro, sacos de polietileno e assim por diante, para ajudar a melhorar o seu desempenho.

Relacionados:

2 Comentários para “Como escolher materiais de isolamento térmico”

  • Daniel diz:

    Era so para deixar um pequeno reparo.
    O melhor isolamento termico nao e de longe o poliestireno extrudido Xps como voçes indicam.
    O melhor deles e o poliuretano, confirmem as caracteristicas termicas de ambos.

    cumprimentos

  • Agora também há o material da isonat.
    Eco sustentável e com propriedades de topo.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: