Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Controle da perda e ganho de calor nas janelas

Controle da perda e ganho de calor nas janelas

O calor é obtido e perdido através do vidro e através da estrutura da janela, por isso, é importante considerar os dois componentes em conjunto.

Também é importante considerar tanto as propriedades isolantes do vidro como a sua eficiência em deixar entrar a radiação solar (isto é conhecido como coeficiente de ganho de calor solar).

A perda e ganho de calor podem ser controlados com o uso de envidraçados isolados (UVA, vulgarmente conhecidos como vidros duplos).

A estrutura e aos materiais para vidraças e vidros, também influenciam o desempenho térmico. Os vidros fumados ou revestidos, como o vidro de baixa emissividade podem melhorar o desempenho térmico e / ou reduzir o brilho.

As estruturas de madeira e PVC proporcionam isolamento térmico melhor do que o alumínio; onde o alumínio for usado, a estrutura deve incorporar uma ruptura térmica.

Para além do vidro e da estrutura o desempenho térmico das janelas, naturalmente, será influenciado por outras características, como o tamanho, orientação da sombra, e uso de cortinas e persianas para evitar a perda de calor durante a noite.

control de calor nas janelas 1

A escolha das suas janelas

Classificações de janelas energéticas

À medida que os regulamentos de construção se tornam mais restritivos e os custos de aquecimento sobem, torna-se cada vez mais importante escolher o vidro de isolamento térmico mais eficaz. A eficiência energética de um vidro de isolamento térmico é medida pelo seu valor ‘U’ (anteriormente valor K) e o seu coeficiente de ganho de calor solar (g).

Valores ‘U’

O valor de ‘U’ de uma janela de vidro duplo é a medida da sua capacidade de transferir calor, os vidros duplos com o menor valor de ‘U’ são os isoladores mais eficientes contra a perda de calor de dentro de uma casa para o exterior.

Ganho de calor solar

O Coeficiente de Ganho de Calor Solar (SHGC), que mede a capacidade de isolamento térmico de um vidro (a capacidade para transmitir a energia solar numa casa), é medido em valor de 0 a 1. O SHGC é vulgarmente referido como o valor ‘g’, ou o factor solar. Quanto maior o valor g, maior a capacidade de isolamento térmico de uma janela para transmitir o calor solar e, assim, aumentar a sua eficiência energética.

Tipos de soluções de ‘E’ baixas

O vidro de isolamento térmico mais eficiente utiliza um processo de fabrico único, que acumula camadas de revestimento microscópico, utilizando uma tecnologia conhecida como pulverização catódica, sob condições de vácuo.  Este processo, avançado, constrói um revestimento altamente resistente, mas imperceptivelmente fino, que lhe dá uma aparência muito mais clara do que outro vidro de isolamento térmico. O revestimento também permite a máxima, entrada da luz do dia e do calor, optimizado assim o ganho solar.

Combinar o vidro isolante térmico com outras soluções

Algumas gamas de vidro de isolamento térmico podem ser temperadas, laminadas e utilizadas em janelas de vidro duplo em várias combinações com controlo solar, auto limpeza, decorativas e vidro acústico.

Relacionados:

Sem Comentários para “Controle da perda e ganho de calor nas janelas”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: