Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Design de Janelas Acústicas

Design de Janelas Acústicas

O design de uma janela acústica, ideal, requer um conhecimento profundo do ambiente acústico, construção civil, bem como os requisitos do cliente para a funcionalidade da janela, o valor estético e o orçamento disponível. Isto causa uma grande confusão quando se tenta avaliar os diferentes sistemas de janelas.

Em geral, as janelas de vidro simples têm utilização limitada em aplicações onde a redução, significativa, de ruído for necessária (STC de 30 ou mais). As grandes melhorias no desempenho, acústico, da janela geralmente requerem vidros duplos para poder usufruir dos benefícios fornecidos pelo espaçamento entre os dois vidros da janela. Duplicar ou triplicar a espessura do vidro de uma janela que seja de vidro único, fornece apenas uma melhoria marginal na perda de transmissão do som, enquanto acresce um peso e custo significativo à janela.

As janelas com vidros duplos são a forma mais comum de janelas acústicas. Os fatores mais cruciais para melhorar o desempenho de janelas com vidros duplos incluem:

  1. A utilização de vidro laminado
  2. Aumento do espaço ‘de ar’ entre os dois vidros
  3. Construção e instalação, adequada
  4. Vedação da estrutura da janela, adequada
  5. Vidros adequados

“Quando se discute os vários tipos de vidro que podem fornecer um desempenho acústico superior a uma janela, as pessoas, quase sempre, ficam surpreendidas que o vidro de isolamento (painel térmico) não está na lista.”

Um engenheiro acústico muito conhecido diz; “As pessoas supõem isto porque acham que, o vidro de isolamento faz um trabalho melhor em reduzir a transferência de calor e também fará um trabalho melhor em reduzir a transferência de ruído. Isto nem sempre é verdade. Na verdade, o pequeno intervalo de ar que é normalmente encontrado em vidro de isolamento e que é muito útil para as suas propriedades térmicas, geralmente é uma desvantagem para o isolamento acústico. O ar entre os dois painéis de vido acopla (não isola), melhorando assim a capacidade térmica da janela e não a sua capacidade acústica. “

Tal como no caso de qualquer janela, a selagem adequada é extremamente importante. Existem três aspetos na vedação (selagem) de janelas:

  1. A selagem do vidro na estrutura
  2. A selagem (vedação) da estrutura na abertura da janela
  3. A vedação das juntas para as janelas que abrem. Para obter um STC superior a 40, as janelas com vidros duplos devem ser seladas, permanentemente. A transmissão de som através das fendas em torno das janelas que abrem reduz a sua perda de transmissão em relação às janelas que estão seladas (fixas). Para um melhor isolamento acústico entre os painéis de vidro duplo, os painéis podem ser de espessuras diferentes, pesos diferentes, e ligeiramente (não paralelos) uns aos outros. Isto impede o acoplamento acústico e a ressonância das ondas sonoras.

Outras técnicas de melhoria de isolamento acústico de janelas

A adição de material de absorção para cobrir a superfície da estrutura entre os painéis de vidro pode proporcionar alguma atenuação adicional. Isto aumenta a STC, apenas ligeiramente, embora reduções substanciais possam ser alcançadas para o ruído de frequência mais elevada (até 10 dB).

Aumento da espessura do vidro. O aumento da espessura do vidro fornece massa adicional, aumentando assim a capacidade da janela, para bloquear o som de baixa frequência.  A utilização de vidro laminado é geralmente uma melhor opção, porque pode proporcionar uma maior perda de transmissão do que um único painel de vidro de espessura idêntica (3 dB ou mais elevado).

A utilização de espessura ligeiramente diferente, dos dois painéis de vidro.

A utilização de painéis de vido ligeiramente (não paralelos). Esta é uma técnica que é empregue quando a necessidade de isolamento de som for extremamente elevada, tal como em salas de controlo de estúdios de televisão.

Construção da estrutura da janela mais pesada, tal como aço ou alumínio em vez de vinilo e ou de madeira.

Benefícios e regulamentos

Menos poluição sonora com vidro acústico para um melhor isolamento de acústico!

A janela de vidro duplo, especialmente se o vidro for acústico, ajuda a isolar contra o incômodo causado pelo ruído exterior. As janelas de vidro laminado acústico, duplo, podem reduzir os níveis de ruído em até 35 decibéis.

O som é uma forma de energia, que é causada por moléculas de vibração num gás, num líquido ou num sólido. Estas vibrações são conhecidas como ondas sonoras.

A frequência ou a ‘gravidade’ de um ruído é medida em hertz, isto é o número de ondas sonoras emitidas por segundo. Sons agudos são transportados por ondas sonoras curtas e os ruídos menos agudos por ondas sonoras mais longas.
O nível real ou a intensidade do ruído é medido em decibéis (dB).

O vidro acústico funciona através da redução de energia de uma onda sonora. As propriedades de isolamento acústico de uma janela são medidas com o ‘R’ índice de redução sonora. Por exemplo, uma janela com um R de 20 decibéis deve reduzir o nível de ruído que vem de fora, (do transito) de 60 dB para 40 dB dentro da sala.

A poluição sonora pode ser em qualquer combinação de sons de frequência baixa, média ou alta. Alguns tipos de frequências são mais fáceis de bloquear ou de reduzir. Sons agudos (transportados por ondas sonoras curtas) são mais fáceis de absorver, mas reduzir o ruído de baixa frequência como o do trânsito pode ser mais difícil. É importante selecionar as propriedades de isolamento acústico da janela (que são necessárias) de acordo com a frequência ou a afinação do ruído que quer bloquear, bem como o número de decibéis em que quer o som seja reduzido.

O vidro acústico é uma solução perfeita para assegurar níveis excecionais de isolamento de som. Este não só proporciona isolamento para o impacto e ruído transmitido pelo ar, mas também mantém a segurança e as propriedades de segurança do vidro laminado.

O vidro acústico pode ser funcional tanto para edifícios comerciais como para edifícios domésticos, quando aplicados a produtos tais como janelas, portas de pátio, claraboias, conservatórios, telas interiores e divisórias.

Relacionados:

2 Comentários para “Design de Janelas Acústicas”

  • FERNANDO says:

    EM CASCAVEL/PR, EXISTE ALGUMA EMPRESA QUE INSTALA CASAS MODULAR ???

  • janaina Guimarães says:

    Boa noite,
    Fiquei interessada na janela ante ruido, gostaria de saber se vocês tem algum representante na cidade de Valença-Bahia.
    Qual o valor de uma janela de corre 1mt de largura por 1,10 de comprimento.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: