Isolamentos  
Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamento acústico em projetos para casas

Isolamento acústico em projetos para casas

O som é uma forma de energia. Quanto mais energia for produzida num determinado lugar, maior o efeito que essa energia terá noutro lugar, se lhe for permitido lá chegar.

Exemplo:  Jogar uma pedra, equivale a Energia expulsa

  • Atingido por uma pedra, equivale a Energia recebida
  • Quanto mais força for utilizada para jogar a pedra, mais dor, esta causa a quem for atingido.
  • Existem três maneiras de evitar que a pedra cause dor a quem é atingido.

1. Usar algo denso, faz a pedra ressaltar. Poderá sentir a amolgadura onde a pedra bateu, mas o seu efeito será reduzido.

2. Usar algo muito grosso e macio, o poder da pedra será absorvido pela suavidade. Ainda poderá sentir a pedra, mas a sua força será muito reduzida. 3. Evitar que a pedra o atinga.

Os mesmos princípios podem ser aplicados ao som. Infelizmente são um pouco mais complicados de aplicar por causa das diferentes frequências de som, (baixo, etc.) O som produz energias diferentes que precisam de ser tratadas de formas ligeiramente diferentes. Se a pedra que referimos for muito aguda, pequena e pontuda, ela pode muito bem furar a proteção, enquanto uma pedra maior, achatada, deixaria uma amolgadura.

As duas opções de controlo de som têm muitas variações, mas basicamente, podem ser divididas nas áreas abaixo.

Absorção passiva:

Quando o som passa através de um material de absorção acústica como o isolamento de lã mineral ou espuma acústica, as ondas sonoras são (muitas vezes) forçadas a mudar de direção e a viajar grandes distâncias antes que o som passe, completamente, através do material de absorção. Cada vez que uma onda sonora muda de direção, uma porção da energia é absorvida pela conversão em calor.

Quando há uma superfície refletora por detrás do absorvedor, (tal como uma parede) o som, que passa através do absorvedor irá ser refletido de volta e mais uma vez através do absorvedor. Os absorventes funcionam melhor quando existe algum tipo de superfície refletora por detrás deles. Para alguns sons de (baixa frequência) é ideal ter um espaço de ar entre o amortecedor (absorvente) e a superfície refletiva ou a parede.

Barreiras:

Uma barreira de ruído pode ser construída a partir de quase todo o material não poroso. Visto que o som é energia, uma barreira eficaz deve ter massa suficiente (peso e densidade) e uma baixa frequência de ressonância para parar (ou refletir) essa energia. À medida que os níveis da pressão sonora aumentam também aumentam os níveis da potência sonora (energia).

Altos níveis de potência sonora irão ‘animar’ qualquer superfície que encontrem fazendo com que a superfície vibre na sua frequência de ressonância que inevitavelmente faz com que as paredes tremam. O som de baixa frequência contém mais energia, porque um maior volume de ar está a ser deslocado para produzir os comprimentos das ondas longas associadas às frequências graves e subgraves. Estes sons de baixa frequência facilmente ‘animam’ os materiais de construção mais comuns, como a madeira e o gesso de espessura 12,5mm.

3 Comentários para “Isolamento acústico em projetos para casas”

  • Waltenis Wrs says:

    PARABENS GOSTEI MUITO DO TRABALHO DE VC QUERO SABER MAIS SOBRE O TRABALHO DE VC OBRIGADO

  • Adorei do seu trabalho amigo e pretendo comprar este projecto, contacte-me por favor! http://www.faustokakumba@Hotmail.com

  • Kim Costa says:

    Projetos fantásticos.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: