Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamento acústico residencial

Criar uma casa mais silenciosa pode ser tão importante para o conforto de uma família como qualquer outra melhoria.

Em muitas das casas de hoje, removemos as paredes para criar uma sensação de espaço. Mas também enchemos as nossas cozinhas com muitos aparelhos barulhentos e as nossas salas com aparelhos de som. O ruído tornou-se um subproduto das nossas vidas ocupadas. Não é de admirar que possamos ansiar um pouco de silêncio. A poluição sonora tornou-se um problema.

A poluição sonora não é como ter chumbo na pintura da sua residência nem como ter micróbios na água, não é tão irritante, mas pode atrapalhar o nosso sono, aumentar o nosso estresse, infringir a nossa privacidade, e geralmente comprometer a nossa qualidade de vida.

Felizmente existem algumas iniciativas que pode tomar para instalar isolamento acústico ou reduzir o ruído, na sua casa. O isolamento acústico mais eficaz é o que é feito durante um projeto de construção ou de remodelação, porque envolve a forma como as paredes ou outros elementos estruturais da residência são construídos.

Pode experimentar algumas ou todas estas técnicas:

Onde quer que o ar possa vazar através das paredes e em torno das portas e janelas, o ruído também pode vazar. Utilize látex acrílico flexível ou poliuretano de calafetar ou espuma selante para vedar as lacunas em torno das tubulações, caixas elétricas, tubos de aquecimento ou dutos, fios ou quais queres outros objetos que penetrem as paredes ou tetos.

Nas construções novas, nunca deve instalar interruptores e caixas de tomadas e de aquecimento, viradas de costas umas para as outras, numa parede.

Se em criança alguma vez construiu um “telefone” primitivo, esticando uma corda entre duas latas, você aprendeu que o som pode viajar ao longo de um objeto sólido, como uma corda, assim como ele viaja através do ar. Ao construir a sua residência, mantenha este princípio em mente e escolha dutos flexíveis ao invés de dutos rígidos, de metal.

Sempre que possível, utilize almofadas elásticas para separar os tubos das outas partes da estrutura, ou preencha os buracos onde os tubos passam com espuma de expansão, de isolamento. Quando instalar torneiras e canalizações forneça câmaras-de-ar para eliminar o ‘golpe de aríete’ que é causado quando desliga a torneira, rapidamente.

Isolamentos em Construções Novas

Em construções novas, deve isolar as paredes interiores nas quais deseja minimizar a transferência de ruído entre as salas. Deve colocar isolamento em torno de tubos de plástico, especialmente os tubos de resíduos e de ventilação, que são notórios em transmitir o som de água que corre por eles, quando se descarrega o autoclismo. Se lhe for dada a opção e se for prático opte por canos de ferro fundido em áreas onde este problema se possa situar.

Ao comprar aparelhos novos, opte por modelos mais silenciosos, mesmo que custem um pouco mais. Irá ficar surpreendido com a diferença de ruído entre as ventoinhas convencionais, lava-louças e outros aparelhos normalmente ruidosos e os seus homólogos mais recentes.

Se possível, deve isolar e colocar o equipamento ruidoso bem longe das áreas de dormir. Estes quartos devem ter paredes isoladas e portas sólidas. Na verdade, as portas sólidas em todos os quartos podem reduzir significativamente o ruído que viaja através da residência.

Utilize materiais de absorção de som em pisos, paredes e tetos. As telhas de isolamento podem cortar o ruído, em muito, assim como a utilização de alcatifas. Evite superfícies duras, pisos rígidos, como de tijoleira, concreto e de madeira dura.

Conseguir uma casa tranquila, sem barulho, pode ser trabalhoso, mas vale bem a pena disfrutar de uma casa silenciosa.

Sem Comentários para “Isolamento acústico residencial”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: