Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamento de fundações

Isolamento de fundações

Uma fundação sem isolamento pode resultar na maior perda de calor numa casa bem isolada. O isolamento da fundação pode resultar numa menor necessidade de aquecimento, e também ajuda a evitar problemas de condensação do vapor de água, que muitas vezes é causada pela diferença de temperatura entre o interior da cave e o terreno em torno da fundação. No entanto, um isolamento de fundação mal projectado pode causar muitos problemas, como infiltração de radónio, problemas de humidade e infestação de insectos.

Novos métodos nos sistemas de fundações

Alguns sistemas de construção, novos, oferecem tanto a estrutura e isolamento da fundação ao mesmo tempo. Por exemplo, o sistema de ‘Insulating Concrete Form (ICF) é uma estrutura de fundações que utiliza uma placa de espuma rígida que é aplicada no meio de uma parede de concreto, moldado no local, ou, serve tanto como estruturas de concreto interiores e exteriores em vez de estruturas de aço ou de madeira comprensada.

Ao usar blocos de alvenaria para uma parede da fundação, se os núcleos destes blocos forem preenchidos com espuma de alta pressão, o isolamento irá funcionar melhor do que a maioria dos outros métodos de enchimento, tais como isolamentos de enchimento, como esferas de poliestireno e vermiculita.

Existem também inserções de espuma para os núcleos do bloco. Estes são instalados à medida que os blocos são colocados no lugar. Alguns fabricantes de blocos de concreto tentam aumentar a resistência térmica dos seus produtos, com a adição de materiais, tais como, lascas de isopor ou madeira, à mistura de concreto. No entanto, embora o preenchimento das cavidades dos blocos e os blocos especiais melhorem as características térmicas de uma parede de blocos, não reduzem em muito o movimento de calor quando comparado ao isolamento instalado sobre a superfície dos blocos, quer no exterior ou interior das paredes da fundação.

Estudos têm mostrado que o enchimento do núcleo de qualquer tipo oferece pouca economia de combustível visto que a maioria do calor é conduzido através das partes sólidas das paredes, como as juntas de argamassa entre os blocos.

Isolante de Fundações – Slab-On-Grade

As fundações de lajes são frequentemente isoladas de um das seguintes formas: Sobre o exterior do pé / borda da laje, ou, entre o interior do pé e da laje. Muitas vezes, a parte inferior da laje é isolada a partir da terra, até certo ponto. Cada abordagem tem as suas vantagens e as suas desvantagens.

O isolamento instalado ao exterior do pé / borda da laje reduz a perda de calor tanto pelo fundamento com por a laje. Às vezes um isolamento de placa de espuma é estendido para o exterior, para além da base, em vários metros. Isso oferece mais protecção do congelamento do pé da laje. Também permite que o construtor cave um patamar mais raso sem o risco de danos causados ​​pelo acumular da geada. Todas as partes do isolamento que ficarem expostas, devem ser cobertas com metal, cimento, ou outro tipo de membrana para o proteger de possíveis danos.

Ao instalar o isolamento no interior do pé da laje ele deve ser vertical entre o pé e a laje. Isso protege o isolamento de insectos e danos, melhor que uma aplicação no exterior ao mesmo tempo que isola a laje do pé, frio.

A aplicação de isolante sob uma laje existente é geralmente impraticável. No entanto, a aplicação de isolante sob uma laje numa construção nova consiste na seguinte, secção transversal (de cima para baixo):

  • Laje do chão,
  • 2 a 3 polegadas (51 a 76 milímetros [mm]) de areia,
  • 1 a 2 polegadas (25-51 mm) de espessura de isolamento rígido,
  • Uma camada de 6 mm [0,006 polegadas (0,15 mm)] de plástico polietileno como um retardador de humidade,
  • 4 polegadas (102 mm) de cascalho lavado e de drenagem sob a laje e tubos de canalização.

O Isolamento pode ser aplicado em cima de uma laje existente da seguinte forma (de cima para baixo):

  • Acabamento do piso,
  • Papel de resina,
  • Subflooring, (sob piso)
  • Isolamento de espuma rígida aplicado entre as ‘tiras furring’, resistentes à humidade, que estão ligadas ao concreto,
  • Uma camada de 6 mm [0,006 polegadas (0,15 mm)] de plástico polietileno como retardador de humidade.

Uma alternativa é fazer um “piso flutuante”. Este consiste de; (de cima para baixo):

  • Piso acabamento em madeira,
  • Papel resina
  • 2 camadas de (meia polegada) de OSB ou plywood (aparafusados ​​juntos), todas as costuras devem ser sobrepostas por várias polegadas, segure a ponta da madeira (com meia polegada de afastamento) das paredes para ser o sob piso,
  • Isolamento de placas de espuma rígida, sem as tiras furring (como no último exemplo).

Os métodos acima têm as seguintes vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Uma instalação relativamente simples para trabalho de restauração,
  • Isolamento térmico do chão, da terra abaixo, e
  • A superfície do piso tem aproximadamente a temperatura do ar ambiente interior e é mais confortável do que o concreto.

Desvantagens:

  • As placas de espuma rígida requerem uma cobertura retardadora de incêndios,
  • Pode aumentar a profundidade do gelo ao redor da borda da laje em climas extremos,
  • No verão, separa o espaço acima da terra mais fresa,·

Sem Comentários para “Isolamento de fundações”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: