Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamento térmico de janelas

Isolamento térmico de janelas

Nos últimos anos os requisitos de retenção do calor para as janelas têm aumentado. A maior parte da perda de calor em edifícios, é perdida através das janelas.

A instalação de janelas novas pode ser uma boa solução para resolver o problema do isolamento térmico. Janelas velhas, gotejantes são uma das maiores fontes de perda de calor de um edifício. Estas são, literalmente, a “fenda na armadura”. Janelas novas, herméticas reduzem os custos de aquecimento e economizam dinheiro.

Isolamento térmico para janelas

Sabia que mais de 25% do calor em sua casa escapa através das janelas?
Com o aumento da consciência ambiental, bem como com os custos crescentes de energia, maior ênfase está a ser colocada em formas de poupar energia em todos os tipos de edifícios residenciais, comerciais e públicos.
Vidro de eficiência energética pode desempenhar um papel importante na realização destes objectivos para o isolamento térmico das casas.

Ao substituir as janelas de vidro (único) por janelas com isolamento térmico, pode reduzir a quantidade de energia perdida através das janelas  até 75% e, diminuir as suas contas de aquecimento até 20%, em cada ano. Economias significativas também podem ser alcançadas através da modernização de janelas de vidros duplos. As vantagens não param por aí. Você não só poupa dinheiro com as contas de aquecimento, como também poupa o meio ambiente, porque reduz a libertação de carbono.

Isolamento Térmico e janelas com valores – A

A perda de calor é normalmente medida pela sua transmissão térmica ou valor de U, geralmente expressa em W/m2K e, nos seus termos mais básicos, quanto menor o valor de U, maior será o isolamento térmico. No entanto, a quantidade de energia do calor do sol, (o ganho solar ou valor ‘g’) também pode ter um grande impacto.

O esquema de janelas com classificação A de energia é baseado numa escala de A até G. As janelas com classificação A são as mais eficientes em termos energéticos. Unidades de vidro (singular) com isolamento térmico ou unidades de vidros duplos podem ter baixa emissividade e, podem melhorar significativamente o desempenho global térmico de uma janela. Portanto, o valor de isolamento térmico é apenas um especto da quantidade de energia que pode ser poupada.

Ruído e isolamento térmico

Melhore o isolamento térmico da sua casa com as melhores janelas!

O desempenho de poupança de energia de uma janela é medido pela classificação de energia da janela. As janelas com maior eficiência energética irão atingir uma classificação A na escala WER mas isso depende da combinação da estrutura da janela utilizada, e de todos os componentes dentro da janela de vidro duplo. Melhorar a Classificação energética da janela significa minimizar a perda de calor de dentro de uma casa e maximizar o uso de energia térmica solar.

Para reduzir a perda de calor, os componentes da janela de vidros duplos têm de ser feitos de materiais que têm baixa condução térmica. As janelas de vidro duplo com as maiores classificações de desempenho de energia são feitas de uma combinação de vidro de baixo valor ‘E’, barras espaçadoras de borda quente e uma cavidade cheia de gás argónio, tudo dentro de uma unidade hermeticamente fechada, com vidro duplo.

Vidro de baixo valor ‘E’

O vidro concebido para melhorar o isolamento térmico é conhecido como tendo valor ‘E’ baixo, ou como vidro de baixa emissividade. O vidro de baixo valor ‘E’ tem um revestimento de óxido metálico transparente que actua quase como uma porta de entrada, térmica de sentido único. O revestimento funciona, selectivamente, refletindo radiação de onda longa, característica das fontes de aquecimento interno.

O ganho de calor solar, que é energia de ondas curtas, pode passar para dentro da casa, mas o calor interior não pode escapar para o exterior, pois é energia de ondas longas. O revestimento, efectivamente, reflecte o calor irradiado de volta para a casa, permitindo simultaneamente que o calor e a luz do sol possam entrar.

Barras espaçadoras

Uma barra espaçadora é a armação interior que separa os dois painéis de vidro, de uma janela de vidros duplos.
As barras separadoras são, normalmente, feitas de alumínio, mas sendo metal, isto significa que o calor é conduzido e perdido através do seu contacto, entre os dois painéis de vidro. A temperatura exterior mais fria é transmitida para o painel interior e o calor da casa é transferido do painel interior para o painel que está virado para o exterior. A barra espaçadora de alumínio actua, eficazmente, como uma ponte térmica.

O efeito de ponte térmica pode ser ultrapassado pela utilização de uma barra de ‘aresta quente’ espaçador feito de um material que seja um baixo condutor térmico, tal como um compósito de fibra de vidro. Ao utilizar uma barra espaçadora de aresta quente a eficiência de energia de uma janela pode ser melhorada até 10%.

Cavidade da janela de vidros duplos

A cavidade de uma janela de vidro duplo desempenha um papel-chave na eficiência energética. Esta cavidade não é preenchida com ar atmosférico ‘regular’, por isso precisa de ser hermeticamente fechada. A unidade é preenchida com ar desidratado ou um gás inerte, sob condições de vácuo.

O calor é transmitido através de materiais adjacentes (quer sejam gases, líquidos ou sólidos) por condução, convecção ou radiação. O calor é eficazmente perdido a partir de uma superfície mais quente, tal como um painel voltado para a casa, para uma superfície mais fria, tal como um painel voltado para o exterior. Ao encher a cavidade de uma janela de vidro duplo com ar desidratado, em vez de ar normal, a troca de calor entre os dois painéis de vidro é grandemente reduzida. As moléculas de ar desidratado são muito menos móveis do que as de ar normal. Isto significa que transferem muito menos calor por convecção ou condução e, portanto, têm um melhor isolamento térmico.

Os gases inertes, tais como, árgon, xénon ou crípton têm uma condutividade térmica ainda menor do que o ar desidratado. A eficiência energética pode ser melhorada usando um gás inerte para encher a cavidade da janela de vidros duplos.

Relacionados:

Sem Comentários para “Isolamento térmico de janelas”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: