Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamento Térmico e Acústico

Isolamento Térmico e Acústico

Existem dois tipos comuns de isolamento: isolamento térmico, o que reduz o fluxo de calor dentro e fora de sua casa, e isolamento acústico, que reduz a transmissão do ruído de uma sala ou área para outra.

Isolamento térmico

O Isolamento térmico refere-se a materiais ou métodos usados ​​para evitar que o calor escape ou entre numa área fechada. O Isolamento térmico pode ser usado para manter um contentor, sala, ou edifício quente ou para manter o interior de um contentor, sala ou edifício, fresco.
Há muitos tipos, diferentes, de isolantes térmicos e estes funcionam, abordando um ou mais dos três mecanismos de transferência de calor: condução, convenção ou radiação. As propriedades físicas do material de isolamento determinam a capacidade que o material tem para reduzir o fluxo de calor. Os Isolantes térmicos têm um valor de R para indicar o seu grau de eficácia.

Isolamento acústico

O isolamento acústico também é conhecido como isolamento acústico ou controle de ruído, isolamento acústico refere-se aos materiais ou métodos usados ​​para reduzir a transmissão de ruído de uma sala ou área fechada para o outra.

Alguns dos métodos básicos utilizados para reduzir o ruído incluem

  • aumentar a distância entre a fonte de ruído e o receptor
  • instalar barreiras ou estruturas para reflectir, absorver ou amortecer a pressão criada por as ondas sonoras
  • instalar geradores de som, anti-ruído

O propósito do isolamento acústico é melhorar a qualidade do som dentro de uma área fechada e reduzir o vazamento do som de uma sala para outra. O Isolamento acústico também pode ser usado para reduzir ecos, ressonâncias e reverberações.
O Isolamento acústico é um tipo de insonorização que faz tentativas de evitar o som de entrar ou sair de um espaço fechado, criando uma barreira entre o interior e o exterior da área. O som é capaz de viajar de muitas e variadas maneiras, por isso o processo exacto e a escolha dos materiais utilizados para gerenciar o isolamento acústico vai variar. Em alguns casos, o isolamento acústico reduz eficazmente a transmissão de som, mas não elimina completamente a transmissão de sons.

Uma das abordagens mais comuns para o isolamento acústico é a criação de uma barreira, de algum tipo, entre a origem do som e a área circundante. A instalação de painéis nas paredes interiores é um exemplo. Com esta aplicação, os painéis contêm materiais de espuma ou outra coisa que possa ajudar a absorver os ecos, as reverberações, ou outros tipos de transmissões de som.

Outra opção para o isolamento acústico envolve a inserção de materiais de redução de som dentro de uma parede existente. Embora esta abordagem não elimine o som de penetrar a parede em si, geralmente pode absorver bastante o som para minimizar a quantidade de som que surge no lado oposto da parede. Esta abordagem é muitas vezes usada em prédios de apartamentos e outras áreas onde as pessoas vivem e trabalham nas proximidades.

O uso de materiais de construção especialmente tratados também pode fornecer um grau de isolamento acústico. Através da utilização de placas que são revestidas com propriedades que repelem som, é possível construir paredes interiores que minimizem a transferência entre os compartimentos. Quando acoplado com portas à prova de som, o resultado pode ser eficaz o suficiente para lidar com os ruídos do quotidiano, tais como o ressonar ou falar num tom normal. Os sons mais altos poderão ainda ser ouvidos, embora sejam significativamente abafados.

Para a quantidade máxima de isolamento acústico, é geralmente uma boa ideia empregar várias opções de isolamento, ao mesmo tempo. Por exemplo, a construção de paredes interiores com painéis de madeira tratados para reduzir o som, revesti-las com painéis acolchoados, e fazer uso de espuma de isolamento para a redução do som para preencher as cavidades da parede. Tudo isto se utilizado em combinação irá reduzir significativamente e, possivelmente, eliminar o movimento do som de uma área para outra.

A escolha do meio correcto para isolamento acústico eficaz, muitas vezes requer o conselho de especialistas. Isto verifica-se tanto para uma estrutura nova ou para fazer renovações a uma residência ou edifício público já existente. Um profissional pode fazer sugestões responsáveis com base no grau de redução de som desejado, o “layout” geral do espaço, e as funções que terão lugar dentro do edifício. Enquanto a procura de ajuda profissional pode ser um pouco cara, esta pode tornar a tarefa da escolha da melhor opção de isolamento acústico muito mais fácil e pode economizar-lhe dinheiro a longo prazo.

Relacionados:

1 Comentário para “Isolamento Térmico e Acústico”

  • muito certo em

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: