Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamentos para Telhados

Isolamentos para Telhados

Isolamentos para telhados

Numa casa sem isolamento, um quarto do seu calor é perdido através do telhado.  Isolar o seu telhado é uma maneira simples e eficaz de evitar essa perda e de reduzir as suas contas de aquecimento. O isolamento dos telhados é eficaz durante pelo menos 40 anos, e durante esse tempo, paga-se a ele próprio, vez após vez.

A escolha do isolamento para telhados

Acesso fácil e, vigas regulares

Se o seu telhado for de fácil acesso e não tiver problemas de humidade ou condensação, deve ser fácil isolar, poderá até mesmo fazê-lo sem a ajuda de um profissional.

Se o acesso for fácil e as vigas forem regulares, você pode usar rolos de lã mineral isolante.  A primeira camada é colocada entre as vigas horizontais que compõem o ‘chão’ do telhado, outra camada é colocada em cruz, formando ângulos retos para cobrir as vigas e fazer o isolamento até à profundidade necessária.  Isto pode ser feito por uma autoridade competente (faça-voce-mesmo) ou um instalador profissional.

Armazenamento ou espaço de ‘estar’

Se quiser usar o sótão para armazenamento, vai querer colocar placas sobre as vigas.  Infelizmente, se só isolar entre as vigas antes de colocar as placas, o isolamento não vai ser suficientemente grosso.

Para obter isolamento, suficiente, você pode:

  • Isolar entre as vigas com lã mineral e de seguida, colocar tábuas de isolamento, rígidas, em cima disso.  Pode comprar as placas de isolamento em conjunto com as tábuas para o chão para fazer facilitar a tarefa.
  • Elevar o nível do chão para que possa encaixar bastante lã mineral por baixo do novo nível do piso.

Certifique-se de não esmagar a lã mineral quando encaixar as tábuas em cima dela, isso irá reduzir o seu ‘valor’ de isolamento.

Se você quiser usar o sótão, ‘como espaço para estar’ pode isolar o telhado do sótão em vez de isolar o chão, fixando placas de isolamento, rígidas, entre as vigas do telhado. As tábuas devem ser cuidadosamente cortadas com a largura certa para que encaixem entre as vigas.  Podem então ser cobertas com placas de gesso.  As vigas, normalmente, não são muito profundas, de modo a obter melhor desempenho pode ter que isolar por cima delas, utilizando pladur de isolamento.  Se não existir espaço para fazer isto, deve usar tábuas de isolamento com o mais alto desempenho, disponível.

Difícil acesso ao telhado

Se o seu telhado for de difícil acesso, poderá ter que utilizar isolamento pulverizado, (feito por um profissional, que irá utilizar equipamentos especializados para pulverizar o material de isolamento retardador de fogo), no seu telhado, este é feito de fibra de celulose ou de lã mineral.  Este trabalho não costuma demorar mais do que algumas horas.

Vigas irregulares

Se o espaço do sótão for irregular, e as vigas estiveram mal espaçadas para levarem rolos de lã mineral, ou existirem muitos obstáculos que tornem a tarefa de isolamento complicada, você pode usar isolante de enchimento.  Este isolante é vendido em sacos de granulados de cortiça, vermiculita, lã mineral ou fibra de celulose, que pode ser derramado entre as vigas até atingir a profundidade correcta.

Telhados húmidos!

O isolamento impede que o calor escape pelos ‘espaços’, o que pode piorar os problemas, (existentes) de humidade e condensação. Procure orientação profissional antes de instalar o isolamento, para ver se pode corrigir os problemas de humidade e condensação antes de avançar com o isolamento do telhado.

Tipos de telhados e Isolamento

Se a sua casa tem um telhado inclinado e um sótão aberto, você deve isolar o sótão.

Os códigos de construção recomendam níveis de isolamento do sótão, de pelo menos, com valor R-45 (R-60 é muitas vezes mais vantajoso).

Se o seu telhado for alto o suficiente, a instalação de isolamento extra não será um grande problema.  A solução mais comum é ‘soprar’ isolamento solto como fibra de vidro, no sótão e cavidades do telhado.  Mas se tiver um telhado plano ou um tecto abobadado ou tipo catedral, esta solução não é muito simples.

Telhados planos

Um telhado plano deve, preferencialmente, ser isolado a partir de cima.  Uma camada de placa de isolamento rígido pode ser adicionada no topo da camada impermeável do telhado, ou diretamente em cima da superfície de madeira do telhado, com uma nova camada impermeável por cima do isolamento.  Isto pode ser feito quando existe a necessidade de substituição da cobertura do telhado.

É possível isolar um telhado plano por baixo, mas isso pode levar a problemas de condensação se não for feito corretamente. Geralmente, é um trabalho para ser feito por um profissional.

Relacionados:

Sem Comentários para “Isolamentos para Telhados”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: