Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamentos térmicos exteriores

Isolamentos térmicos exteriores

Isolamentos térmicos exteriores

Isolamento térmico eficiente

O aumento do isolamento térmico em edifícios existentes e em edifícios novos pode ser conseguido, com eficácia, pela adição de isolamento térmico exterior.

Sistemas de isolamentos térmicos exteriores, compostos

ETICS – é um meio de aplicação de ‘camadas’ ao exterior de um edifício com o objectivo principal de melhorar o desempenho térmico, embora, geralmente, este processo também resulte noutros benefícios.

Benefícios globais incluem:

  • Uma redução nos custos de funcionamento do aquecimento com o ar condicionado
  • Maior conforto interior
  • Uma redução de condensação, onde esta se verifica• Melhora a resistência às intempéries
  • Melhora a aparência exterior do edifício, quando aplicado a um edifício existente
  • Sem interrupção interna para o edifício ou os seus habitantes

O sistema ETICS pode ser usado ​​em paredes, existentes, de construção sólida ou em paredes de cavidade mais estreita.

Existem diferentes tipos de sistemas de isolamentos térmicos exteriores, mas a grande maioria partilha várias características:

  • Uma camada isolante – geralmente uma placa de poliestireno expandido ou, extrudido, poliuretano, fenólico, isocianurato ou outro material, leve. Esta camada requer um sistema de fixação para a fixar à alvenaria e isso pode ser um adesivo, conectores físicos ou uma combinação de ambos. Em alguns casos um render leve pode ser usado em vez de uma placa, neste caso a fixação adicional não é necessária.
  • Uma camada de reforço – para proteger a camada isolante relativamente vulnerável, ​​ contra o impacto. Isto pode ser uma malha de metal ou de plástico.
  • Uma camada de acabamento – para proteger contra as intempéries e fornecer decoração e, por vezes oferecer uma resistência adicional ao impacto. Este deve ser à prova da penetração de água, mas deve ser permeável à humidade para permitir que o vapor na estrutura seja lançado para o exterior. Em alguns casos, pode ser utilizado um material de revestimento como, azulejo ou tijolo.

Para além destas características, outros elementos podem ser necessários.

Estes incluem:

  • Guarnições especiais para o acabamento.
  • Juntas de dilatação / selantes para áreas maiores.

O isolamento térmico exterior também significa que a massa principal do edifício – geralmente de tijolo e alvenaria de blocos – irá absorver o calor na sua temperatura de funcionamento, agindo efetivamente como um dissipador de calor.
Quando o aquecimento for desligado a temperatura não irá cair de repente, porque o tecido principal do edifício, os tijolos atuam como um aquecedor de armazenamento de energia. O calor é emitido para o interior do edifício. Sem a perda rápida de calor e os, subsequentes, ciclos de aquecimento e arrefecimento, a casa beneficia de um ambiente mias confortável.

ETICS evita a ponte de frio – quando um elemento de um edifício passa continuamente a partir da face exterior para o interior.  Na prática isto significa que em extremos climáticos o interior de um edifício pode estar a uma temperatura muito inferior ao desejável ou em climas quentes, muito mais quente.

ETICS supera esse problema e, portanto, tem um papel importante a desempenhar no tempo quente, mantendo a temperatura dentro dos edifícios mais baixa. A sua utilização pode, em alguns casos, excluir a necessidade de ar condicionado, mas, se este for necessário, será a um nível muito mais baixo do que num edifício sem isolamento.
A adição de isolamento às paredes exteriores de um edifício pode ter uma grande contribuição para a redução da quantidade de energia necessária para o aquecimento do edifício.

Hoje, os valores térmicos podem ser incorporados no projeto dos edifícios novos, mas mesmo assim existem muitos edifícios, mais antigos, que não têm isolamento térmico.

O ar condicionado requer energia adicional, um bom nível de isolamento térmico é essencial para reduzir ainda mais as emissões de dióxido de carbono.

Apelo estético

ETICS pode desempenhar um papel importante na melhoria da aparência exterior de edifícios de todos os tipos e idades. A sua utilização não só melhorar problemas térmicos e afins, mas através de uma escolha cuidadosa da camada de acabamento, a aparência externa do edifício também será melhorada.

O sistema ETICS bem pensado e elaborado manterá uma aparência fresca e limpa, do edifício, durante um período considerável de tempo.

Relacionados:

Sem Comentários para “Isolamentos térmicos exteriores”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: