Isolamentos  
Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolamentos térmicos para telhados

Isolamentos térmicos para telhados

A superfície superior do telhado está, diretamente, exposta à intensa radiação de calor perpendicular, solar. O calor acumulado no material de cobertura da casa é transmitido, gradualmente, através do telhado para as salas abaixo e o calor acumulado no telhado durante o dia, continua a ser transmitido, mesmo após o pôr-do-sol.

Se aplicar isolamento ao telhado irá acabar com o acúmulo de calor no telhado e com a sua transmissão para as salas abaixo, resultando em que as temperaturas nos quartos da casa baixem significativamente, o que irá resultar na redução do período de tempo em que usa os dispositivos de refrigeração, tais como refrigeradores e condicionadores de ar. Assim, irá conseguir uma poupança nos custos de energia. É recomendado que algum tipo de revestimento / acabamento seja feito em cima do isolamento.

Duas opções para a redução de transferência de calor, no verão, do telhado para as divisões da casa.

1. Isolamento térmico para telhados, com betão perlite

O betão Perlite é um betão extremamente leve que contem perlite expandido, leve, misturado com aditivos e cemento Portland. Perlite é uma rocha vulcânica siliciosa com ocorrência natural, que, quando aquecida, sob condições controladas, acima dos 871 graus C, expande para um agregado de peso extremamente leve e, tem propriedades tais como a condutividade térmica negligenciável, alta resistente ao fogo, tem uma condutividade de som muito baixa e é quimicamente inerte.
Esta propriedade tem feito com que a sua utilização seja muito ampla, para o isolamento, em larga escala em todo o mundo, a partir de navios frigoríficos a fornos que variam de extremos de temperatura muito baixos a muito elevados.  Pode adquirir a mistura já pronta, com os aditivos nas proporções necessárias. Isto significa que só terá que misturar água na proporção especificada. A aplicação desta mistura até 75 mm de espessura pode ajudar a reduzir a transmissão do calor do telhado em grande medida. As propriedades de resistência ao fogo, quase quimicamente inerte e de prova de som tornam o betão perlite uma excelente opção de isolamento térmico para telhados.

 Processo: Primeiro deve tornar o telhado impermeável com um sistema de impermeabilização adequado. Aplique uma camada, média de 30 mm a 75 mm de espessura, de betão Perlite, dependendo dos requisitos de isolamento térmico. Todas as inclinações que foram necessárias dar, no telhado, podem ser dadas ao colocar o betão perlite ou em algum outro material que seja colocado por cima do betão perlite, como a lama phuska. Permita que o isolamento assente e finalize a parte superior com a telha ou acabamento adequado.

Vantagens: Qualquer sistema de isolamento de telhado e paredes deve durar a vida plena, do edifício. O betão perlite não se deteriora com o tempo e proporciona isolamento térmico para a vida plena do edifício / casa, ou seja, 50 anos ou mais, ao contrário de outros sistemas de isolamento térmico, como o thermocole e puf, que são utilizados para o isolamento de telhados mas, que se começam a deteriorar durante o primeiro ano de aplicação. Os gases aprisionados no isolamento PUF que proporcionam as propriedades de isolamento extra são libertados durante o período de tempo de um ano, e assim, as propriedades de isolamento são drasticamente reduzidas.

O thermocole e o isolamento PUF também se deformam numa extensão de 10% ao longo de um ano, devido ao peso do telhado que lhe é colocado em cima e da sua natureza química. Isto causa deformação em qualquer processo de impermeabilização feita sobre o isolamento Puf ou o isolamento thermocole ou rachaduras no revestimento que lhe for feito encima, isto também cria depressões irregulares no topo, onde a água pode estagnar e, isto dá origem à iniciação da deterioração das articulações, pisos etc. TAIFP PC 56, (o betão perlite) uma vez fundido e curado não deteriora durante a vida total do edifício, o isolamento que for instalado permanece constante durante a vida do edifício / casa. De fato pode reutilizar o isolamento de betão perlite, se for necessário.

2. Isolamento térmico para telhados, com betão vermiculite

A vermiculite tem propriedades semelhantes às de perlite. É uma rocha vulcânica silicosa, com uma ocorrência natural, que quando esfoliada por um processo de calor, forma flocos que contêm camadas de ar microscópicas que oferecem propriedades de isolamento ideais, este não é um condutor de electricidade e, é um isolante de calor radiante e de calor conduzido. Pode adquirir TAIFP – VC125 uma mistura de betão especialmente preparada, que é colocada no telhado depois da impermeabilização do mesmo ter sido, adequadamente, feita.

Isto ajuda a ‘prender’ a radiação de calor na ordem de 30 a 35% resultando numa diferenciação de temperatura global – de cerca de 8 a 12 graus centígrados, (temperatura acima e abaixo do telhado), em contraste com os sistemas convencionais e, reduz a carga sobre o ar condicionado, reduzindo assim o consumo de energia em 20 a 35%.

A vermiculita também é usada para o isolamento de fornos de caldeiras e chaminés. Este também é um retardante de fogo muito eficiente, sendo não inflamável e não tóxico. O seu peso é extremamente leve. Pode-lhe colocar qualquer tipo telhado em cima, para a proteção do isolamento. O processo de aplicação é o mesmo do betão perlite.

Sem Comentários para “Isolamentos térmicos para telhados”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: