Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolantes Acústicos: quais os melhores isolantes

Isolantes Acústicos: quais os melhores isolantes

As construções antigas eram feitas de forma muito diferente das atuais e não havia a necessidade de utilizar isolantes acústicos. As primeiras casas de material eram construídas com tijolos maciços, que eram compactos e pesados e ainda assim, as paredes externas das casas geralmente tinham a espessura de 2 tijolos deitados, o que as tornava largas e muito resistentes.

Ter uma casa com as paredes largas era uma forma de proteção aos perigos externos, mas, era gasto o dobro de material na construção, além do que se tornavam construções pesadas e em caso de uma reforma era praticamente impossível de se quebrar uma daquelas paredes.

As novas construções mudaram este conceito, a construção de casas esta dando lugar a construção de prédios que precisam de uma boa sustentação combinada com a utilização interna de materiais mais leves. Estes fatores fazem com que eles tenhas pilares grandes e paredes internas cada vez mais finas, e consequentemente menos resistentes principalmente a isolação Térmica de ruídos.

Um prédio parece ser um ótimo lugar para se morar, pois oferece mais segurança, mas, como é possível ter tranquilidade morando num prédio com um vizinho em cima, um embaixo e um de cada lado. Ouvindo o barulho do salto do sapato de alguém andando no andar de cima e as conversas do apartamento ao lado?

Como uma forma de solucionar este problema, começou-se a usar diferentes tipos de isolamentos acústicos já durante a construção dos novos ambientes, no interior das paredes e entre os andares com a função de impedir ou diminuir a passagem de som de um ambiente para o outro, tornando a convivência um pouco mais agradável.


isolantes acusticos1

Principais isolantes acústicos

Existem vários tipos de isolamentos acústicos, abaixo podemos ver os principais tipos que podem ser usados:

  • Lã de Vidro: Por ser um material fibroso, a lã de vidro é um dos melhores materiais para o tratamento acústico, podendo ser usada na isolação acústica, ou na absorção acústica, que é um tratamento aplicado para melhorar a qualidade acústica dos ambientes.Quando uma onda sonora entra em contato com a lã de vidro, ela é facilmente absorvida, devido à porosidade da lã. Além disso, ocorre uma fricção entre a onda e a superfície das fibras que converte parte da energia sonora em calor, ou seja, a lã de vidro faz com que a energia sonora perca intensidade, o que resulta em um aumento de absorção ou da isolação sonora. Tal fenômeno de absorção e fricção em conjunto não ocorre com outros materiais não-fibrosos.
  • Barreiras ImpactSoft: é uma Barreira Acústica Profissional, polímeros minerais importados de alta densidade à base de EPDM e Rocha Basáltica, apresentam elevado desempenho acústico.É muito empregada na construção civil para ajudar no isolamento acústico de andares, paredes, tetos. Também ajuda a isolar acusticamente ruídos provenientes de tubulações de banheiros, esgotos, água fria e água quente.

    As Barreiras Acústicas apresentam resultados máximos, com o mínimo de interferência na superfície aplicada. Assim, as espessuras das lajes e do contra piso podem ser melhores dimensionadas.

  • Espuma acústica Sonex illtec: A superfície desta espuma proporciona a difração do som, enquanto sua estrutura celular promove a absorção sonora através do atrito. Foi desenvolvida especificamente para isolação acústica, quanto mais grossa for a espessura da camada colocada, maior será a graduação de capacidade de reter os sons, proporcionando redução de ruído e conforto acústico sob medida para cada aplicação.É colada diretamente sobre o teto e paredes como um acabamento final. Por ser leve e flexível, não requer nenhuma estrutura auxiliar de fixação, podendo ser instalado mesmo em ambientes já ocupados, com o mínimo de interferência.
  • Optima Piso: é composto por painéis e feltros em lã de vidro para isolação térmica e sonora de ambientes. Foi desenvolvida especialmente para evitar a passagem de ruídos de impacto (salto alto, bater bola, etc) entre os apartamentos.Deve ser instalado entre a laje e o contrapiso durante a construção do edifício ou residência, para evitar a passagem de ruído de impacto.

Quando você for construir ou comprar algo, deve ter em mente que mesmo que sejam aplicados Isolantes acústicos para evitar a passagem do som, nenhum deles isola 100% essa passagem, por isso é importante escolher bons produtos e de boa qualidade para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Relacionados:

Sem Comentários para “Isolantes Acústicos: quais os melhores isolantes”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: