Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolantes: Quais os principais isolantes e para que servem

Isolantes: Quais os principais isolantes e para que servem

A vida na cidade tem se tornado cada vez mais estressante, a medida que as cidades crescem, cresce com elas o barulho das novas construções, aumenta o número de buzinas de carros nos congestionamentos e o sol se torna cada vez mais forte devido a poluição que é liberada pelas indústrias na atmosfera. As pessoas estão cada vez mais sem tempo e buscando mais tranquilidade quando estão em suas casas.

Chegar em casa e ter um ambiente aconchegante, que nos permite relaxar é o que todos querem.

As pessoas mudaram muito e o seu conceito de necessidade também está mudando. Estão buscando cada vez mais produtos que tornem o seu ambiente de casa mais tranquilo, afinal de contas ninguém merece ficar ouvindo o “toc-toc” do salto no apartamento de cima ou a TV do vizinho no máximo.

As indústrias também estão passando por transformações, novas exigências fazem com que cada vez mais elas optem por utilizar materiais que isolem suas máquinas e ajudem a proteger seus funcionários do calor e barulho, aliviando também os ouvidos de quem tem que conviver todos os dias com tanto do barulho nas proximidades.

As empresas que investiram em pesquisas sobre produtos que oferecem algum tipo de isolação encontraram neste ramo uma variedade enorme de diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados como isolantes e também uma ótima oportunidade de vendas destes produtos. O surgimento de novos produtos e novas tecnologias aumentou a variedade de opções de Isolamentos para os clientes.

Existem vários tipos de materiais que funcionam como isolantes, os mais conhecidos isolantes térmicos que tem a função de dificultar a dissipação de calor de um corpo ou de um ambiente para o outro e os isolantes acústicos cuja função é de dificultar a dissipação do barulho de um ambiente para o outro.

isolantes2

Principais materiais isolantes

Porém, existem inúmeros materiais que também funcionam como isolantes, e que se tratados e colocados corretamente seguindo suas especificações de uso auxiliam no isolamento de diferentes tipos de ambientes. Os principais tipos de materiais que possuem funções isolantes são:

  • Cortiça: isolante térmico de uso mais antigo. É usado na forma de aglomerados, formando painéis. Sua maior vantagem é a inércia térmica que apresenta.
  • Lã de rocha: isolante térmico, que é resistente ao fogo. É usada para o isolamento de forros e também para isolamento acústico. É dividida em 2 tipos:1. Manta: fibras de lã de rocha entrelaçadas. É adequada para isolar elementos construtivos horizontais colocados na parte superior. Na vertical necessitando ser amarrada e na parte inferior horizontal não fixado.2. Painéis rígidos: são painéis aglomerados com alguma resina epóxi, que lhe dá rigidez. Serve para elementos construtivos verticais e horizontais pela parte inferior.
  • Lã de vidro: usado para isolar telhados de telha com forro amadeirado usando uma lã de vidro em painéis com maior densidade e para isolar teto de folha de chapa usando revestimento
    com uma folha de alumínio reforçado.
  • Lã natural de ovelha: isolamentos lanosos obtidos de forma natural e ecológica não necessitando de tratamentos para ser produzida. É muito resistente e um regulador de umidade muito eficiente.
  • Vidro expandido: além de ser um isolante térmico também atua como uma barreira de vapor muito eficiente, o que não é normal nos isolantes térmicos. É constituído por vidro reciclado e geralmente colorido suavemente, deixando células estanques com gás enclausurado, que atuam como meio isolante.
  • Poliestireno expandido (EPS): mais conhecido como Isopor, é um isolante derivado do petróleo e do gás natural do qual se obtém o polímero plástico do estireno na forma de grânulos que mais tarde é expandido e toma sua forma. Possui uma alta resistência à absorção de água em estado líquido.
  • Espuma celulósica: é um bom isolante constituído de espuma de celulose de cor branca, possui um poder isolante térmico aceitável e é um bom absorvedor de som.
  • Espuma elastomérica: possui um excelente rendimento em baixa e média temperatura com fácil instalação, reduzindo ao máximo os custos de mão de obra. É muito usado como isolamento térmico em refrigeração, devido a sua ótima densidade, pois consegue distribuir, estabilizar e reter a umidade que é gerada pela condensação nos tubos do equipamento.
  • Espuma de polipropileno: possui alta resistência térmica, útil no isolamento de tubos de aço em processos químicos industriais. Comercializada na cor branca em forma de folhas, blocos ou bastões e tubos.
  • Espuma de poliuretano: é um material isolante de muito bom rendimento. Sua aplicação pode ser realizada desde a parte inferior ou superior. Quando inicia processo de combustão gera um ácido cianídrico que é extraordinariamente tóxico para humanos.
  • Espuma de polietileno: é uma espuma feita do polietileno na cor branca com baixo custo e de fácil colocação sendo mais indicada para isolamento de tubulações. Comercializada na cor branca em forma de folhas, blocos ou bastões e tubos.
  • Fibra-cerâmica: é indicada para ser colocada em locais com altas temperaturas, pois, não armazena muito calor e suporta temperaturas de até 1460°C sem trincar. Composta de alumina e sílica que o deixa mais leve, de fácil aplicação e fácil reparo. Geralmente é comercializada na forma de mantas, blocos, massas, etc.

Todos estes materiais funcionam como isolantes mais específicos para alguma determinada função e se aplicados corretamente nos ambientes, seguindo as especificações necessárias e respeitando suas indicações certamente farão um bom isolamento.

Relacionados:

Sem Comentários para “Isolantes: Quais os principais isolantes e para que servem”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: