Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Isolantes Térmicos: onde e por que aplicar

Isolantes Térmicos: onde e por que aplicar

Vivemos num país onde cada região tem um clima diferente, mas o mais predominante na maioria das regiões e na maior parte do ano é o verão, com dias tão quentes e abafados que chegam a causar fadiga. Cada vez mais as pessoas têm buscado formas para se proteger e conviver melhor com as altas temperaturas que fazem todos os dias. Buscar alternativas de isolamento é uma forma de tornar o ambiente em que se vive um pouco mais agradável.

O que é o calor?

O calor é a energia que se acumula em um determinado corpo e que devido as diferenças de temperatura também pode ser definida como energia em trânsito de um corpo para outro. Essa transferência ocorre principalmente pela radiação solar e conhecer a forma como o calor é transportado pode ser útil para evitar o seu fluxo indesejado.

isolantes3

O que é um isolante térmico

Uma forma de manter alguma coisa quente é rodeá-la por um mau condutor de calor que impedirá que ele se dissipe. Os isolantes térmicos têm exatamente esta finalidade, impedir que o calor se dissipe de um ambiente para o outro.

A quantidade de isolamento de um produto está diretamente relacionada com a resistência térmica dos produtos incluídos na sua composição, assim, os produtos que ofereçam maior resistência serão os mais isolantes. Sua resistência térmica depende da espessura e da natureza do isolante, por isso é interessante utilizar produtos com menor condutividade térmica e com a maior espessura possível.

 

Onde aplicar os isolantes térmicos

Os isolantes térmicos são aplicados geralmente em telhados de casas ou prédios e algumas vezes nas paredes, possui duas funções principais que o tornam conhecido:

  • no verão, quando o sol está forte ele impede a entrada do calor para dentro de casa, deixando o ambiente interno mais fresco;
  • no inverno ele tem a função de formar uma camada protetora que impede a saída do calor deixando o ambiente interno muito mais quentinho e aconchegante.

Materiais isolantes

O mercado oferece atualmente inúmeros tipos de isolantes que podem ser aplicados nas casas e nos apartamentos para isolar o calor.

isolante térmico3

Manta térmica duplo alumínio

Feita a base de alumínio com estrutura em fibra de vidro e nylon, a manta térmica é uma excelente proteção contra o calor e o frio, diminuindo a temperatura interna no ambiente e a vida útil do imóvel.

É impermeável, sua aplicação evita possíveis goteiras, além de fácil instalação e altíssima resistência e durabilidade.

Espuma de poliuretano

É um dos tipos mais comuns de espuma de isolamento. Se divide em dois tipos:

  1. espumas isolantes: são pulverizados no lugar, sobre o telhado e abaixo dele se expandindo para preencher a lacuna entre o teto e o telhado. A espuma do poliuretano projetada utilizando máquinas de espumação que podem ser facilmente transportadas até o local da aplicação final.
    A mistura reativa expande e cura em um período de tempo extremamente pequeno. A cobertura pode ser isolada, tanto na sua superfície superior como inferior.
  2. espumas rígidas: devem ser cortados e montados no local correto sob o telhado.

Fibra de vidro

É produzida em forma de lâminas que podem ser aplicadas no teto pela parte interna da casa, ou como fibras soltas, misturadas com materiais adesivos, que são fundidos no lugar da instalação.

Fibra de celulose

A fibra de celulose possui muito mais qualidade e é muito mais eficiente do que a fibra de vidro, além de ter um preço mais baixo.

Telhas Termo Acústica

isolantes térmicos3

Além de embelezar o telhado ainda protege a casa contra o calor, o frio e o barulho. São produzidas em aluzindo com pintura epo e poliuretano de alta densidade. Proporciona uma redução térmica de até 90% e acústica de 20 a 40 decibéis.

Forros Isolantes térmicos e acústicos para telhados

Material que é colocado entre as telhas e o ambiente interno para ajuda no controle de temperaturas, no isolamento de poeiras e umidade, além do ambiente sonoro.

Todos estes produtos se aplicados corretamente oferecerão um isolamento térmico do ambiente, mas, deve-se observar sempre que não existe isolamento térmico perfeito, todo material ou estrutura constituída por alguma composição de materiais sempre conduz algum calor. É importante ter muito cuidado na hora da aplicação de um isolantte térmico e ver qual é o melhor tipo para se aplicado em cada ambiente para que os resultados alcançados sejam os melhores.

Relacionados:

Sem Comentários para “Isolantes Térmicos: onde e por que aplicar”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: