Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Janelas isolamento acústico

Janelas isolamento acústico

“Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco.”

Este é um ditado muito apropriado em relação ao isolamento acústico.  Muitas vezes ouvimos perguntas como: “O que posso fazer para que o som não passe através desta parede?” Muitos não entendem que a parede pode não ser (e provavelmente não é) a única parte, da estrutura do edifício, que deixa passar o som.  As outras partes podem muito bem ser o chão, as vigas do teto, outras paredes comuns, as portas ou as janelas etc.

Para lidar com o controlo de som (isolamento acústico) deve-se entender como é que o som viaja. Em ambientes residenciais o som é transportado por via do ar ou por via da estrutura. Para um bom isolamento acústico é necessário abordar as duas vias de transmissão de som.

Vejamos outro tipo de ruído que passa através da estrutura, o que vem de fora, por exemplo, (de uma estrada movimentada.) Pode pensar que o som é transmitido através do ar, e pode muito bem ser. Que o som vai penetrar através das janelas de forma bastante eficaz, mas se você estiver num porão ou numa laje de concreto, pode experimentar mais barulho, o que é criado pela vibração.

Visto isto as janelas e as portas devem ser isoladas acusticamente. Estas podem ter uma parte muito importante na fuga de som e, fornecem um outro “caminho de flanco” para um som indesejado. Isto acontece porque existe espaço (ar) que não está isolado. Para isolar as janelas acusticamente é ótimo ter janelas com vidro duplo espesso ou vidro laminado, entre os dois vidros deve existir um espaço de ar. Isto nem sempre é possível, mas existe uma alternativa para o isolamento acústico das janelas.

Pode adquirir uma janela ‘thermopane’ pré-fabricada com ‘pastilhas’ de vidro laminado. Estas têm um ótimo desempenho de isolamento acústico. O vidro laminado é, basicamente, vidro com uma fina camada de acrílico (colado nele). Este elemento (acrílico) de ligação entre as duas peças de vidro reduz a capacidade que o vidro tem de vibrar livremente, na sua frequência fundamental, reduzindo assim tanto o som da vibração do vidro como a sua capacidade de transmissão de som.

Isto não é uma solução perfeita, mas é muito melhor, e a um preço muito razoável, que o vidro estandardizado.

Janelas acústicas

Nos últimos anos as tendências de design de interiores adotaram muitos conceitos que dantes faziam apenas parte de empreendimentos de luxo, tais como salas de triagem de cinema  e revestimentos para pavimentos feitos de madeiras exóticas e de azulejos.

Isto tem exigido que os projetistas e arquitetos de interiores, consultores e engenheiros abordem os problemas acústicos do projeto e da construção. Embora grande parte do esforço se tenha prendido em melhorar as qualidades acústicas no interior dos edifícios, uma área que tende a ser esquecida  (ou pouco financiada)  envolve o uso de janelas acústicas.

O que é uma janela acústica?

As janelas são projetadas  (em estruturas) para permitir visualização, para transferir luz e ar do exterior, assim como para acrescentar valor estético ao edifício. Se a janela também tiver de fornecer isolamento acústico, significativo, a conceção, construção e instalação da janela devem ser cuidadosamente controladas para obter um bom resultado.

Os painéis de vidro e as  janelas residenciais e comerciais, típicas, não oferecem inerentemente, um bom isolamento acústico.

Estas janelas proporcionam vários níveis de isolamento acústico  (classificações STC), dependendo da construção específica da montagem. Quando as janelas, típicas, não fornecem o isolamento acústico adequado, pode considerar a utilização de janelas acústicas.  As janelas acústicas são janelas típicas que foram adaptadas acusticamente, aumentando a espessura  (peso), número de painéis de vidro, o espaço de ar entre os vidros, melhorando o sistema de envidraçamento do vidro, melhorado o sistema de vedação entre a estrutura da janela e o vidro e a estrutura da janela e a parede.

Relacionados:

8 Comentários para “Janelas isolamento acústico”

  • precisamos

  • JOSÉ ROBERTO says:

    PRECISO FAZER CONTATO PARA ORÇAMENTO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO EM HOTEL.

  • Excelente post!
    As janelas acústicas são ferramentas fundamentais para ambientes que precisam estar livres dos ruídos externos. Instalar mantas nas paredes é essencial, mas ineficaz sem a instalação de janelas e portas acústicas, afinal todo o som que não poderia passar pelas paredes, escaparia pelos vidros simples das janelas convencionais…

  • já tenho janelas instaladas, e muito bem confecionadas, mas, como tenho o comboio a passar mto próximo não é o suficiente para o isolamento total ,qual será a solução visto estas janelas já serem de materiais mto bons e têm vidros duplos.

  • o meu endereço eletrónico é Mariasaojoao62@hotmail.com

  • olha muda para a casa antiga, mas não te esqueças, leva as janelas novas …….

  • coloca estores exteriores térmicos que já não ouves nada.

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: