Isolamentos  
Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Materiais isolantes: Onde utilizar isolamento térmico

Materiais isolantes: Onde utilizar isolamento térmico

Se você tiver um objeto ou área que está a uma determinada temperatura, você pode querer impedir que o material fique à mesma temperatura que os materiais vizinhos. Isso geralmente é feito através do emprego de uma barreira de isolamento térmico.
Por exemplo:

  • Se o ar lá fora está frio, você pode querer proteger o seu corpo através do uso de roupas que impedem o frio de entrar
  • Se a sua casa tem ar fresco durante o verão, você pode querer evitar que a temperatura dentro de casa se torne a mesma do exterior, para isso terá que isolar a casa.
  • Se você tiver uma bebida quente, poderá querer impedir que fique à temperatura ambiente colocando-a numa garrafa térmica.

Noutras palavras, em qualquer local onde haja materiais de duas temperaturas drasticamente diferentes, você pode querer fornecer uma barreira isolante para impedir que os materiais fiquem à mesma temperatura. Terá que minimizar a transferência de calor de uma área para a outra.

Materiais isolantes

Materiais menos densos são isolantes melhores. Quanto mais denso o material, mais juntos estão os seus átomos. Isto significa a transferência de energia de um átomo para o outro é mais eficaz. Assim, os gases isolam melhor do que os líquidos, que por sua vez, isolam melhor do que os sólidos.
Um fato interessante é que maus condutores de electricidade também são maus condutores de calor. A madeira é um isolante muito melhor do que o cobre. A razão é que os metais que conduzem electricidade permitem que os electrões vaguem mais livremente através do material. Isto aumenta a transferência de energia de uma área para outra, no metal. Sem essa habilidade, o material como a madeira, não conduz bem o calor.

Isolamento pela condução

A condução ocorre quando materiais, especialmente sólidos, estão em contacto uns com os outros.

A fibra de vidro não é um bom condutor, nem o ar. É por isso que feixes de fios de fibra de vidro ligeiramente comprimidos são frequentemente utilizados como isolamento entre as paredes exteriores e interiores de uma casa.
Os condutores de calor não podem viajar dentro de um vácuo. É por isso que uma garrafa térmica tem um forro de vácuo. Este tipo de calor não pode ser transferido de uma camada para a outra através do vácuo da garrafa térmica.

Isolamento pela convecção

A convecção é a transferência de calor quando um líquido está em movimento. Como o ar e água não conduzem o calor com facilidade, normalmente transferem o calor (ou frio) através do seu movimento.

Isolamento pela radiação

Objectos quentes ou mornos irradiam ondas eletromagnéticas infra-vermelhas, que podem aquecer objectos à distância. O isolamento contra a transferência de calor por radiação é geralmente feito com a utilização de materiais reflectivos.
A garrafa térmica não só tem um revestimento de vácuo para evitar a transferência de calor por condução, mas também é feita de material brilhante para evitar a transferência de calor por radiação. A radiação de alimentos quentes no interior da garrafa térmica é reflectida de volta para si mesma. A radiação a partir de material quente, fora, é reflectido para evitar um aquecimento dos líquidos frios dentro da garrafa.

1 Comentário para “Materiais isolantes: Onde utilizar isolamento térmico”

  • Marcio José dos Santos says:

    Visitei um cliente que utiliza placas de isolante térmico (material denso que parece que há na composição fibras de coco). As placas densas tem aproximadamente 30 mm de espessura. Queria saber qual a composição deste material e se é combustível.
    Analisando as imagens deste site, é muito parecido com a apresentada.

    Obrigado,

    Márcio

  • Deixe um Comentário:

    Nome (obrigatório):
    Mail (não será publicado) (required):
    Website:
    Comentário (obrigatório):
    XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Quero fazer uma pesquisa por: