Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Melhorar o isolamento acústico

Melhorar o isolamento acústico

O Isolamento acústico funciona através da redução da energia de uma onda sonora com a utilização de vidro acústico. As propriedades de isolamento acústico de uma janela são medidas com o ‘R’ índice de redução sonora. Por exemplo, uma janela com um R de 20 decibéis deve reduzir um nível de ruído de tráfego exterior de 60 dB para 40 dB dentro da sala.

A poluição sonora pode ser em qualquer combinação de frequência de sons, baixa, média ou alta. Alguns tipos de frequências são mais fáceis de bloquear ou reduzir. Sons agudos (transportados por ondas sonoras curtas) são mais fáceis de absorver, reduzir o ruído de baixa frequência como o tráfego pode ser mais difícil. É importante selecionar as propriedades de isolamento acústico necessárias para a janela, de acordo com a frequência ou a afinação do ruído a ser bloqueado, bem como o número de decibéis pelo qual o ruido deve ser reduzido.

O melhoramento do isolamento acústico de uma janela de vidro duplo pode ser conseguida por:

  • Ter um cavidade o mais ampla possível entre os painéis de vidro
  • Usar vidro mais grosso / aumento da espessura, mais pesado
  • Diferindo as espessuras dos dois painéis de vidro utilizados
  • Usar uma estrutura de janela com eficiência isolante, estrutura assimétrica (o primeiro vidro é pelo menos 50% mais espesso do que o segundo)
  • Usar vidro laminado especialmente acústico (elasticidade aumentada)
  • Usar gás na cavidade entre os vidros

O vidro acústico é uma ‘sanduíche’ de duas ou mais ‘folhas’ de vidro, coladas com a utilização de pressão ou calor, com uma ou mais inter camadas acústicas de polivinil butiral (PVB). Os intercalares atuam como um amortecedor de ruídos, enfraquecendo a energia das ondas sonoras que viajam através do vidro acústico.

Janelas acústicas e o controlo do ruído

As janelas são geralmente barreiras pobres contra o ruído e encontrar uma solução para que o ruido não invada a sua casa é muitas vezes uma tarefa complexa. Uma janela de vidro padrão com 3 milímetros faz pouco para isolar contra o ruído. O desempenho de um bom isolamento dentro das suas paredes pode ser substancialmente reduzido pelo projeto de janelas ‘pobres’.

A construção de uma casa nova ou a renovação de uma casa já existente é um momento ideal para analisar as suas necessidades acústicas. Existem uma série de soluções de janelas, convenientes para o isolamento acústico. Para além disso, no mercado também existem uma série de janelas que foram concebidas, especificamente para um desempenho acústico melhorado.

Dica

Verifique as alegações do fabricante, de redução de ruído, é provável que as alegações só sejam válidas para frequências específicas.

Para problemas de ruídos específicos ou de alto nível, é melhor consultar um engenheiro de acústica, para obter a solução correta. O engenheiro de acústica irá avaliar os níveis e tipos de ruído que afetam a sua casa e especificar os requisitos de desempenho acústico para todos os elementos da sua casa, incluindo as suas janelas.

O que deve procurar para um melhor isolamento acústico através dos vidros

Estilos de janela

A capacidade que as janelas têm em executar o controlo dos níveis de ruído depende em grande medida da quantidade de ar que pode escapar através da selagem. As janelas em estilo de toldo e compressão fornecem uma selagem mais apertada contra a estrutura, reduzindo assim a transmissão de ruídos. As janelas de correr, como as de deslizamento, geralmente permitem maior infiltração de ar, resultando numa transmissão de ruído maior.

Aberturas de ar

Mesmo quando se instalam janelas acústicas específicas, se houver o menor dos vazamentos de ar, as janelas podem ser ineficazes no isolamento contra o ruído. Todos os possíveis pontos de entrada para o ruído, em sua casa, devem ser verificados e selados durante e após a instalação. Isto inclui as lacunas em torno das estruturas das janelas, paredes e aberturas no teto, portas e janelas soltas, aberturas em paredes e pisos e a construção e isolamento das paredes e dos tetos.

Dicas para reduzir o ruído

  • Utilize vidro mais grosso para reduzir o ruído de tráfego
  • Utilize vidros duplos para reduzir o ruído de alta frequência (vozes)
  • Instale janelas longe das fontes de ruído
  • Evite colocar janelas e portas diretamente opostas ou adjacentes às casas ou unidades vizinhas
  • Sele rachaduras e lacunas em torno das janelas, para obter um melhor isolamento acústico (redução de som)

Verifique as reivindicações do fabricante quanto à redução do ruído tanto para as frequências altas como para as frequências baixas.

Relacionados:

Sem Comentários para “Melhorar o isolamento acústico”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: