Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Outros Tipos de Isolamentos

Outros Tipos de Isolamentos

Ao longo dos anos tem havido muitos problemas de saúde que surgiram devido aos materiais de isolamento, tais como o amianto e isolamento de espuma ureaformaldehyde.

Abaixo os diferentes tipos de isolamentos, suas vantagens e desvantagens:

Amianto

O amianto é uma fibra mineral que tem sido utilizado, frequentemente, numa variedade de materiais de construção para o isolamento e como um retardador de fogo.  O amianto foi muito utilizado antes de 1970, em produtos de construção porque era à prova de fogo, um bom isolante térmico, e facilmente transformado em tecidos, revestimentos de tubos, e outros materiais. Foi muito utilizado em:

  • Isolamento de tubos e de forno, especialmente em casas construídas entre 1930 e 1950.
  • Os fornos de petróleo e carvão e as juntas das portas podem ter isolamento de amianto.
  • Os tubos de água quente e vapor, em casas mais velhas podem ser revestidos com um material de amianto ou coberto com uma manta ou fita de amianto.
  • O amianto é conhecido por causar vários tipos de cancro, como um tipo de cancro de pulmão chamado mesotelioma e cancro do trato gastrointestinal. Por esta razão os produtos que contêm amianto são proibidos.

Isolamento Ureia Formaldeído de espuma de (UFFI)

Na década de 1970 havia preocupações sobre os efeitos para a saúde de materiais de isolamento, quando o isolamento ureia formaldeído de espuma (UFFI) causou elevados níveis de emissões de formaldeído em dezenas de milhares de casas.  Nenhum material de isolamento em uso hoje apresenta problemas de qualidade do ar interior que se aproximem dos valores de UFFI, mas o interesse crescente em casas saudáveis ​​está estimulando uma análise aprofundada dos impactos na saúde.

Fibra de Vidro

A fibra de vidro é um material parecido com lã suave, que normalmente é rosa ou amarelo.  É usado como isolamento, em ‘proteção contra o tempo’, e como material têxtil.  Foi originalmente usado como um substituto “seguro” para o amianto.  A fibra de vidro foi utilizada como um forro interior de condutas de distribuição de ar, em sistemas de ventilação de casas e edifícios construídos a partir dos anos 1960.  È utilizado em sistemas de ventilação como um isolador, para evitar a perda de ar quente e ar frio e para reduzir o ruído produzido pela ventoinha.  Os forros de fibra de vidro dentro de condutas tornaram-se um problema, porque se ficarem molhados podem tornar-se um terreno fértil para os microrganismos.

Outra coisa que deve ser considerada na escolha do isolamento é os ingredientes, de que é composto.  Os maiores fabricantes de isolamento de fibra de vidro utilizam pelo menos 20 % de vidro reciclado nos seus produtos de isolamento para cumprir com os regulamentos da Proteção Ambiental. Uma das matérias-primas que é usada para tornar a fibra de vidro mais flexível e retardador de fogo é boro.  No entanto, existem apenas dois grandes depósitos de boro em todo o mundo: um no sudoeste dos EUA e um na Turquia.

Lã Mineral

A lã mineral já foi um produto de isolamento muito comum, mas a sua quota de mercado foi em grande parte perdida para a fibra de vidro nos anos 1960 e 1970.   Porém, nos últimos anos o produto parece ter começado a ter boa saída no mercado do isolamento de casas.    A” lã mineral” refere-se a dois diferentes materiais: lã de escória e lã de rocha.  A lã de escória é produzida principalmente a partir de escória de ferro, minério de explosão, um resíduo industrial.  A lã de rocha é produzida a partir de pedras naturais.

Celulose

A celulose é talvez o melhor exemplo do uso de material reciclado, em isolamento. A maioria do isolamento de celulose é composto de aproximadamente 80% de material reciclado, leve em peso, o resto é composto de produtos químicos retardadores de fogo e, em alguns produtos, ligantes acrílicos.  A maior preocupação do desempenho (a longo prazo) com o isolamento de celulose é a possível perda de produtos químicos, porque os boratos são solúveis em água.

Algodão

Este tipo de isolamento utiliza restos de fibra de algodão e poliéster em conjunto com fibra de plástico e boratos para combater pragas e resistir ao fogo.  Este isolamento custa cerca de 15% a 20% mais do que o isolamento de fibra de vidro.

Palha

Fardos de palha têm sido utilizados para o isolamento de paredes exteriores. Claro, que devem ser tomadas precauções para evitar a infestação de insetos bem como a penetração de humidade.

Isolamento de espuma

Existem diferentes tipos de materiais de isolamento de espuma.  Estes incluem:

  • Poliisocianurato
  • Poliuretano
  • Poliestireno

Muitos isolamentos de espuma usam resina plástica reciclada. Durante o fabrico, as esferas de poliestireno são expandidas com pântano, que é um tipo de gás inflamável.  Uma vantagem desta placa de isolamento é que, pode ser removido sem se romper, e na maioria das vezes pode ser reutilizado.

Outras considerações sobre o isolamento

Alguns isolamentos de fibra a granel irão ser deslocados por causa do vento e da infestação de roedores. Também é possível que, (após muitas décadas), a acumulação de poeira e sujidade possa reduzir a classificação do isolamento (o chamado valor R) ou por comprimir o isolamento ou por o encher de bolsas de ar.

Em algumas localidades, o isolamento de espuma é propenso à infestação de insetos. Os túneis e cavidades de nidificação vão reduzir o desempenho térmico e pode afetar a estrutura.

Os materiais de isolamento devem ser duráveis de modo a não ter que ser substituído com frequência, contribuindo assim para o problema de resíduos sólidos.

Certifique-se que a sua casa ou edifício está bem isolada para economizar energia. Reduzir o uso energético de um edifício é geralmente a única coisa mais importante que você pode fazer para reduzir o impacto global do edifício sobre o ambiente.

Se estiver a utilizar um material isolante que tem valor R- (classificação de isolamento) baixo, aumente a espessura do isolamento.

Tente escolher materiais de isolamento que têm grandes quantidades de materiais reciclados. Por exemplo, isolamento de enchimento de cavidade, a celulose e lã mineral têm maior teor de fibra de vidro reciclado.

Relacionados:

Sem Comentários para “Outros Tipos de Isolamentos”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: