Hoje em dia, existem muitos métodos de construção diferentes. Estes métodos são mais amigos do ambiente do que os métodos antigos, sendo que os materiais utilizados respeitam o meio ambiente. Existe um novo tijolo ecológico, que é construído sem argila com grãos de cânhamo.
Tijolo Ecológico
O tijolo é formado com grãos vegetais de cânhamo, cal natural e uma mistura de minerais para além da areia das cavernas naturais de Guadix. Todos estes componentes são misturados e prensados para formar tijolos maciços. Depois são deixados ao ar para secar.
Vantagens dos Tijolo Ecológico
Uma das vantagens destes tijolos naturais é a componente isolante. As casas feitas deste material chamado “Cannabric” têm um elevado conforto térmico, acústico e ambiental. Estes tijolos ecológicos têm a capacidade de ajustar a temperatura e a humidade, parecido com uma casa de caverna, mas com paredes externas mais finas, apenas com a espessura de 30cm.
Estes tijolos também são resistentes a grandes cargas e ao fogo, de modo que as construções com vários pisos podem ser feitas com este tipo de tijolo. Para além disso este tijolo ecológico cuida do meio ambiente!
O Tijolo Ecológico ou Modular
O tijolo ecológico é uma alternativa ‘verde’ para os tijolos tradicionais de argila, com muitas vantagens e poucas desvantagens.
Composição do tijolo ecológico
O tijolo ecológico (também conhecido como o tijolo modular) é construído a partir de uma mistura de solo, cimento e água, a qual é posicionada de uma maneira especial e pressionada manualmente ou mecanicamente, esta mistura recebe até 6 toneladas de pressão, isto causa uma ligação forte do grão e faz o processo de queima no forno, que é comumente usada em tijolos de barro, comuns.
Tipos de tijolos ecológicos
O tijolo ecológico tem características físicas que proporcionam economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza, tornando a sua casa um lugar agradável, relaxante e seguro. Ao eliminar o desperdício típico da construção, minimizando o tempo e custo de mão-de-obra intensiva, o tijolo modular permite a construção rápida e barata de casas.
Com três formatos diferentes: full-brick, half-brick e channel brick, as casas podem ser construídas de modo a formar uma cadeia de vetores que são fortalecidos ao fixar as portas, janelas e paredes, permitindo a inserção da rede elétrica, hidráulica, TV a cabo, gás, telefone e intercomunicador dentro dos seus furos, agilizando ainda mais a construção.
Vantagens do Tijolo Ecológico
- O tijolo é feito sob pressão manual ou hidráulica, sob a pressão equivalente a 6 toneladas, esta pressão torna o tijolo regular, com as faces lisas, permitindo um ajuste perfeito, fazendo com que o cálculo de unidades a ser usado em todas as paredes e todo o trabalho, necessitem apenas de tijolos inteiros.
- Devido às faces lisas e ajuste duplo, as paredes mantêm um belo acabamento, aumentando a beleza estética do edifício.
- A sua arquitetura evita a utilização de pregos, arame ou madeira e deixa a parede pronta para a incorporação da rede hidráulica, elétrica ou outra.
- Os tijolos ecológicos têm bom isolamento térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos seja aquecido pelo sol para além de reduzir a humidade nas paredes.
- As faces do tijolo ecológico são suaves e bonitas por isso não há necessidade da colocação de gesso, de azulejos ou outros acabamentos.
- O cimento é usado em pequenas quantidades na construção do tijolo modular e as colunas e vigas podem ser feitas facilmente utilizando os orifícios e os tijolos de canal, (channel-brick).
Desvantagens do Tijolo Ecológico
- Embora o tijolo ecológico seja muito fácil de utilizar, exige um pedreiro qualificado, com conhecimento básico dos requisitos de aplicação e técnica do sistema de montagem.
- O tijolo ecológico pode ser usado em climas secos, mas em climas muito húmidos ou em locais onde existe uma maior exposição à humidade, não é muito fiável e ainda não foi suficientemente testado.
O tijolo ecológico pode ser assentado de muitas formas, a cola PVA é uma das maneiras mais práticas e rápidas mas, podemos usar argamassa convencional, uma mistura feita de água e o próprio solo. Para um sistema modular, dependendo do projeto proposto, podemos dispensar a cola entre os tijolos e utilizar apenas o sistema de montagem entre eles.
A quantidade de andares que podem ser feitos com tijolos ecológicos muda de acordo com todos os estudos do projeto. Esse estudo deve ter em conta factos como o tipo de fundação a ser utilizada, cargas que o edifício vai suportar, etc.
A quantidade de ferro utilizado depende da particularidade do sistema estrutural de cada projeto. A quantidade e a espessura dos ferros devem ser indicadas pelo técnico responsável pela obra.