Logótipo Isolamentos

Assine a nossa Newsletter Gratuita

Receba os nossos artigos no seu email.

Tijolo Ecológico

Tijolo Ecológico

Hoje em dia, existem muitos métodos de construção diferentes. Estes métodos são mais amigos do ambiente do que os métodos antigos, sendo que os materiais utilizados respeitam o meio ambiente. Existe um novo tijolo ecológico, que é construído sem argila com grãos de cânhamo.

Tijolo Ecológico

O tijolo é formado com grãos vegetais de cânhamo, cal natural e uma mistura de minerais para além da areia das cavernas naturais de Guadix. Todos estes componentes são misturados e prensados para formar tijolos maciços. Depois são deixados ao ar para secar.

Tijolo Ecológico

Vantagens dos Tijolo Ecológico

Uma das vantagens destes tijolos naturais é a componente isolante. As casas feitas deste material chamado “Cannabric” têm um elevado conforto térmico, acústico e ambiental. Estes tijolos ecológicos têm a capacidade de ajustar a temperatura e a humidade, parecido com uma casa de caverna, mas com paredes externas mais finas, apenas com a espessura de 30cm.

Estes tijolos também são resistentes a grandes cargas e ao fogo, de modo que as construções com vários pisos podem ser feitas com este tipo de tijolo. Para além disso este tijolo ecológico cuida do meio ambiente!

O Tijolo Ecológico ou Modular

O tijolo ecológico é uma alternativa ‘verde’ para os tijolos tradicionais de argila, com muitas vantagens e poucas desvantagens.

Composição do tijolo ecológico

O tijolo ecológico (também conhecido como o tijolo modular) é construído a partir de uma mistura de solo, cimento e água, a qual é posicionada de uma maneira especial e pressionada manualmente ou mecanicamente, esta mistura recebe até 6 toneladas de pressão, isto causa uma ligação forte do grão e faz o processo de queima no forno, que é comumente usada em tijolos de barro, comuns.

Tipos de tijolos ecológicos

O tijolo ecológico tem características físicas que proporcionam economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza, tornando a sua casa um lugar agradável, relaxante e seguro. Ao eliminar o desperdício típico da construção, minimizando o tempo e custo de mão-de-obra intensiva, o tijolo modular permite a construção rápida e barata de casas.

Com três formatos diferentes: full-brick, half-brick e channel brick, as casas podem ser construídas de modo a formar uma cadeia de vetores que são fortalecidos ao fixar as portas, janelas e paredes, permitindo a inserção da rede elétrica, hidráulica, TV a cabo, gás, telefone e intercomunicador dentro dos seus furos, agilizando ainda mais a construção.

Vantagens do Tijolo Ecológico

  • O tijolo é feito sob pressão manual ou hidráulica, sob a pressão equivalente a 6 toneladas, esta pressão torna o tijolo regular, com as faces lisas, permitindo um ajuste perfeito, fazendo com que o cálculo de unidades a ser usado em todas as paredes e todo o trabalho, necessitem apenas de tijolos inteiros.
  • Devido às faces lisas e ajuste duplo, as paredes mantêm um belo acabamento, aumentando a beleza estética do edifício.
  • A sua arquitetura evita a utilização de pregos, arame ou madeira e deixa a parede pronta para a incorporação da rede hidráulica, elétrica ou outra.
  • Os tijolos ecológicos têm bom isolamento térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos seja aquecido pelo sol para além de reduzir a humidade nas paredes.
  • As faces do tijolo ecológico são suaves e bonitas por isso não há necessidade da colocação de gesso, de azulejos ou outros acabamentos.
  • O cimento é usado em pequenas quantidades na construção do tijolo modular e as colunas e vigas podem ser feitas facilmente utilizando os orifícios e os tijolos de canal, (channel-brick).

Desvantagens do Tijolo Ecológico

  • Embora o tijolo ecológico seja muito fácil de utilizar, exige um pedreiro qualificado, com conhecimento básico dos requisitos de aplicação e técnica do sistema de montagem.
  • O tijolo ecológico pode ser usado em climas secos, mas em climas muito húmidos ou em locais onde existe uma maior exposição à humidade, não é muito fiável e ainda não foi suficientemente testado.

O tijolo ecológico pode ser assentado de muitas formas, a cola PVA é uma das maneiras mais práticas e rápidas mas, podemos usar argamassa convencional, uma mistura feita de água e o próprio solo. Para um sistema modular, dependendo do projeto proposto, podemos dispensar a cola entre os tijolos e utilizar apenas o sistema de montagem entre eles.

A quantidade de andares que podem ser feitos com tijolos ecológicos muda de acordo com todos os estudos do projeto. Esse estudo deve ter em conta factos como o tipo de fundação a ser utilizada, cargas que o edifício vai suportar, etc.

A quantidade de ferro utilizado depende da particularidade do sistema estrutural de cada projeto. A quantidade e a espessura dos ferros devem ser indicadas pelo técnico responsável pela obra.

 

Relacionados:

Sem Comentários para “Tijolo Ecológico”

Deixe um Comentário:

Nome (obrigatório):
Mail (não será publicado) (required):
Website:
Comentário (obrigatório):
XHTML: Usted puede utilizar el siguiente: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Quero fazer uma pesquisa por: